Cores do Ovelheiro Gaúcho

Prezados Amigos

Após vários anos estudando e recolhendo informações, apresento aqui toda a variação de coloração conhecida até o momento no Ovelheiro Gaúcho. Tentarei mostrar todas as variações conhecidas, mas o assunto não estrá encerrado, pois continuamos aprendendo e coletando informações. Não utilizarei termos técnicos, pois também não sou familiarizado com eles, tentarei explicar o que tenho visto e sido informado pela gente simples da nossa campanha, que são os verdadeiros construtores desta excelente raça que é o Ovelheiro Gaúcho.

Ovelheiro Gaúcho

No padrão da raça Ovelheiro Gaúcho da ACOG (Associação dos Criadores de Ovelheiro Gaúcho) não aceita cães de una só cor de pelo, bem as cores chocolate e fígado comum nos Border Collies e a vermelha intensa (encarnado). Notamos que os campeiros tem preferencia por determinadas cores, tais como o preto e branco coleira, o amarelo e branco, o osco e branco e o oveiro. Aproveito para recomendar que os cães com as cores Oveiro ou Merle  não devem ser cruzados entre si, tendo ou não tendo olho azul (salgo), sob pena de nascerem filhotes mortos, surdos, cegos e com sérios problemas comportamentais, estas cores devem ser preferencialmente cruzadas com o Preto e Branco ou Tricolor.

CORES 1

CORES 2

CORES 3

CORES 4

CORES 5

CORES 6

CORES 7

CORES 8

CORES 9

 

Início

Página inicial

11 thoughts on “Cores do Ovelheiro Gaúcho

  1. Olá, somos de Porto Alegre/RS e amamos esta raça, porém não sabemos onde encontrá-la. Temos um site que fala sobre cavalos e cães e adoraríamos que vocês entrassem para dar uma olhada e também que respondessem a esta mensagem.
    Atenciosamente,
    Chiara e Júlia

  2. Ola me sobrou o tricolor da nala e a taipa os da Xuxa estão se alimentando de ração seca quero trocar um filhote por outro pra usar nas filhas do duque ou femea e negócio o valor deles

    • Porque não é verdade, a maioria dos cães são usados para pastoreio, uma quantidade menor para companhia por pessoas que vieram do meio rural para as cidades e muito poucos para caça, todo mundo sabe que treinar um Ovelheiro para caça inutiliza o animal para qualquer outra função, além de ter que ficar o tempo todo preso para não sair levantando caça, além de que caçar tatu é ilegal e crime ambiental passível de prisão. Como o Ovelheiro é o melhor cão de pastoreio que existe e a caça esta proibida em todo o território nacional, não tem porque criar um cão de pastoreio para caça. Além do mais são poucas as linhagens de Ovelheiro que tem habilidade para caça, a grande maioria dos cães não tem nenhuma habilidade. Além do que para caçar tatu não precisa de cachorro nenhum é só conhecer os matos a localização das tocas e botar uma armadilha, rápido simples e fácil, tudo feito de dia. Ps tatu é a melhor carne de caça que existe, mas ta proibida a caça em todo o território nacional. Fim de conversa.

  3. Eu tenho uma fêmea de Ovelheiro Gaúcho ela tem 2 anos e meio e não aceitou meu cachorro para cruzar. Gostaria de mandar as fotos…tu tens whatsapp. Moro na área rural de Montenegro. A internet é fraca aqui. Minha cadela é tricolor muito linda!

  4. É normal acontecer isso, as fêmeas nem sempre aceitam os machos que queremos, elas são bastante seletivas na escolha. Infelizmente não tenho whtsapp, mas pode mandar para o meu face.

  5. Tenho um que completou um ano agora em setembro ele é chocolate avermelhado, tem caracteristicas das duas racas ovelheiro e border, não conheci os pais pois me foi entregue os pais são branco com peto e preto com branco, nasceram nove filhotes e só dois com esta coloração. Muita gente me diz que ele não pode ser ovelheiro mas não tem porte de border pois ele é muito forte e robusto. Gostaria de saber para entede-lo melhor alguma dica?

    • Certamente ele é uma cruza, pois esta cor é característica de Border Collie e ausente na Raça Ovelheiro Gaúcho, é comum pessoas que não conhecem Ovelheiro considerarem todos os cães pretos como Border, mas isto é errado, então tiram crias e nascem cães com as características das duas raças, machos de Ovelheiro são bem maiores que de Border, além de apresentarem dimorfismo sexual bastante notável, coisa que Border não tem. Portanto estou certo que teu cão é um resultado do cruzamento das duas raças. Abraço.

  6. Tenho uma cadela que aparenta ser ovelheiro gaúcho, porém, ela possui a coloração de mel. Tem como eu lhe mandar uma foto para que você tire esta dúvida para mim?

    • Olá mande as fotos para o nosso e-mail de contato ou para nossa página no Face, para que possamos avaliar, de perfil de todo o corpo e da cabeça de perfil e de frente. Abraço e obrigado por visitar nosso site.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: