Diferenças entre o Ovelheiro Gaúcho e o Collie

     Como tenho visto por aí muita gente comprando e vendendo Ovelheiro Gaúcho por Rough Collie, ou como se diz simplesmente Collie, resolvi fazer esta página para quem está em dúvida sobre o que está comprando  e quem não sabe bem o que está vendendo.

         O Collie, Collie Pelo Longo, Rough Collie, Colei ou Coler, é um cão de porte grande com o pelo muito longo e uma grande juba no pescoço; abaixo deste pelo encontra-se outro mais curto, fino como se fosse uma lã de ovelha, é o subpelo  ou lanilla, que protege cão da umidade e do frio. O crânio é estreito, o focinho muito longo e fino e as orelhas quebradas na extremidade. São aceitas apenas três cores: azul-merle (oveiro, azulengo), tricolor e sable (dourado). Tudo que estiver fora deste padrão morfológico não é Collie, é cruza, Ovelheiro Gaúcho ou vira-latas mesmo, portanto não compre ou venda como Collie. A melhor coisa na venda de cães é dar nome aos bois, se é cruza venda como cruza, se é Ovelheiro venda  como Ovelheiro, se for vira-lata venda como vira-lata, pode não ser bonito, mas é honesto. Não compre um Collie esperando obter um excelente cão de pastoreio, há muito tempo eles perderam esta capacidade, na sua seleção buscou-se primordialmente a beleza, você estará adquirindo um lindo, bom e dedicado amigo, mas não um cão de pastoreio.

Collie Azul-Merle

Collie Tricolor

Collie Sable

        O Ovelheiro Gaúcho é um cão de porte médio a grande (os machos), o pelo é liso a levemente ondulado, de comprimento médio e junto ao corpo, a lanilla ou subpelo é ausente ou muito escassa, ocorrendo apenas na pelagem de  inverno. De corpo é longo um pouco estreito, com um peito amplo e levemente esgalgado. As orelhas são muito variáveis podendo se apresentar desde eretas até completamente caídas para trás , o stop é leve a medianamente marcado, enquanto que no Collie é quase ausente. O Ovelheiro Gaúcho tem o focinho mais curto e a cabeça mais larga que o Collie. Os Ovelheiros Gaúchos são cães muito ativos e ao clarear do dia já estão prontos para seguirem os peões nas lides campeiras, são muito independentes e inteligentes, que se acostumados podem fazer sozinhos as lides campeiras. As cores do Ovelheiro são muito variáveis, como pode ser visto na página cores do Ovelheiro Gaúcho, mas não aceite comprar um totalmente preto, branco ou amarelo ou marrom chocolate e branco, pode não ser Ovelheiro Gaúcho, pois nunca vi com estas cores.

Macho e fêmea preto e branco

Macho e fêmea amarelo e branco.

Início

Página inicial

6 thoughts on “Diferenças entre o Ovelheiro Gaúcho e o Collie

  1. Você usou as fotos dos meus collies sem permissão. Era só ter pedido ou dado o devido crédito. Pena que existam pessoas assim. É por isso que esse país não funciona.

    • Prezado Luiz Augusto, não foi feito com má intenção e nem de negar-lhe os créditos pela criação e pela raça, na época não havia nenhuma solicitação no site para que fossem postados os créditos e as fotos eram públicas e achadas em uma pesquisa no Google. Estas fotos foram postadas a mais de 4 anos e nunca recebi nenhuma reclamação. Se o sr. quiser posso retirá-las ou citar os créditos, fica ao seu critério, desculpe qualquer trastorno ou desgosto que tenha lhe causado, mas sinceramente este não foi o nosso objetivo. Fico no aguardo das resposta. Por favor indicar quais as fotos que são dos seus cães.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: