Escolhendo o seu Ovelheiro Gaúcho

Como escolher seu Ovelheiro:

Se for filhote, nunca escolha o mais ativo e brincalhão, pois pode não ter ouvido, isto é, não ser obediente, também pode sair matador de ovelha ou galinha e isso é inadmissível na raça; também não escolha o maior e mais gordo, pois provavelmente vai sair plasta, isto é, não vai ser bom de serviço, vai ser preguiçoso. O ideal é um cachorro de tamanho médio, ser for macho com patas anteriores grandes, quieto, mas atento. Até os dez meses não vão trabalhar, irão a campo e observarão o trabalho dos adultos, algumas vezes ajudarão de maneira tímida, no geral irão se forem chamados, estão aprendendo com os outros cães e os comandos do dono. Você só irá saber se o cão é bom com certeza aos 7-8 meses, quando ele formou o caráter. Estarão adultos aos dois anos e os machos aptos à reprodução com 1,5 anos, as fêmeas, no segundo cio. Se for adulto, peça para ver no serviço, principalmente com ovelhas, pois matar gado nenhum consegue, veja se corre bem, se a cauda fica em pé, se está atento e principalmente, se obedece comandos, pois quanto mais velho mais difícil de ensinar. Para companhia qualquer um serve, são muito companheiros e dóceis com as pessoas da casa, inclusive crianças, principalmente as fêmeas chegam a cuidar dos bebês, os machos não gostam muito de ter os pêlos puxados e as caudas mordidas, provavelmente vão se esconder quando os pequenos começarem a incomodar. Não se preocupe com casinha, provavelmente nunca a usará, principalmente se houver uma área ou varanda onde possa se abrigar da chuva, com tempo bom estará sempre deitado perto da entrada principal da casa, “de guarda”, pois é comum vê-los em noites de geada, deitados a campo em um buraco cavado no pasto ou enrodilhados na frente da porta.

Página inicial

29 thoughts on “Escolhendo o seu Ovelheiro Gaúcho

  1. Muito legal tudo que li aqui.
    Sempre tivemos ovelheiro em Herval-RS na chácara da minha mãe, 54 hectares e uns bichos para criação, e sempre 1 ovelheiro para a lida campeira. Amava eles, sim eles pois foram muitos durante minha infância, morria um de velho mais já tinha outro com uns 3 anos para substituir. Hoje moro em Caxias do Sul onde não se vê um ovelheiro. Saudades da infância, quando ia na casa de um vizinho que eram os meus tios sempre havia uma cadela por dar cria, amava ver os filhotes, quando nasciam tinha que ir lá para ver todos. Abraço.
    Caxias do Sul 17 de julho de 2011.

  2. Boa tarde,
    Li ontem “As origens do ovelheiro gaúcho”, parabéns pela pesquisa, paciência, qualidade e disponibilidade do texto. Ações dessa natureza que voces proporcionam é que enriquecem o conhecimento dos amantes dos ovelheiros gaúchos, mais uma vez PARABÉNS !!!!
    Pelotas, agosto de 2011.
    Mauro Cunha

  3. oi eu li e tenho dois cães que tem todas as caracteristicas do ovelheiro gaúcho,só que fui numa veterinaria e ela disse que o meu cão era vira-lata,e eu disse que provavelmente eles seriam ovelheiros gaúchos e ela disse que ovelheiros gaúchos são vira-latas(cães que não são de raça alguma).
    e eu queria saber se um dia se a minha cadela entrar no cio se você um dia levariam um macho para cruzar com ela?
    que quando desmamarem eu lhe mando virem aki ou mando videos para você escolherem um e eu mandar

    • Olá Tamara me mande umas fotos dos teus cães, que ver como eles são, pode enviar para o meu e-mail edu.ely@hotmail.com não de bola para o que alguns veterinários dizem, muitos são completamente ignorantes sobre a existência de raças brasileiras e gaúchas, o Ovelheiro é uma raça muito antiga, o que existe é cruzas entre ovelheiros e outras raças, como existe em qualquer outra raça. Entre no site da Federação Cinológica do Rio Grande do Sul (http://www.fecirs.com.br/) e veja que a raça tem um padrão reconhecido no Brasil. O Ovelheiro Gaúcho é uma raça que esta no mesmo nível de reconhecimento do Bulldog Americano e do Americam Pitbull. Quanto a cruzar um macho meu com a tua cadela eu preciso ver as fotos para verificar se são ovelheiros puros. Fico no aguardo.
      Abraços

  4. Olá, eu tenho uma ovelheira de 1 ano e 2 mês, ela é baia, muito dócil, adora receber carinho de mim e do meu irmão. Mas ela tem muito medo de pessoas estranhas, ela acoá para avisar, mas ele vai pra sua casinha e fica acoando lá.. Desde pequena ela é muito quieta, nunca briga com ninguem, sempre na dela.. o unico modo de ela brincar é com a Labradora que tenho no outro lado do pátio.. Nome dela é Ursa!

    • Olá Alexa, você poderia me enviar uma foto dela, para eu ver se ela é bem Ovelheira mesmo ou tem alguma outra cruza, este comportamento não é normal nestes cães, principalmente com esta idade, até os oito meses ainda é aceitável, mas com 14 não é usual, pois são cães bastante corajosos. Quanto a ser quieta não é problema é muito desejável na raça. Você poderia me enviar uma foto de lado do corpo todo, e uma só da cabeça para mim ver o olhar dela?

      Abraços

  5. Ja se foram os filhotes da nala a femea ainda não vendi está linda e me reservaram o tricolor agora mesmo tenho pra venda somente os da Xuxa que São mto lindos tem só um que acho que vai ser amarelo os outros preto e branco e ja estou fazendo reserva

  6. Tenho uma cadela quase branca ela só tem uma orelha preta e metade da cabeça preta queria saber se essa pelagem é aceita?

  7. Ola , quero parabenizar vc Eduardo por estar divulgando e defendendo essa raça maravilhosa,que é o OVELHEIRO GAÚCHO.Tenho uma ovelheira pura e de pelagem preta e branca .Abraçao parabens.
    Gilberto Leal.
    Caxias do Sul

    • Obrigado pelas palavras Gilberto Ribeiro, mas este esforço não é só meu mas principalmente de minha esposa Élen Nunes Garcia e de todo o Pessoal que tem registrado canil e cães Ovelheiros.

      Abraço

  8. bom dia, estou iniciando a produção de ovinos de corte (ile de france). os vizinho próximos da propriedade tem muitos cães soltos.
    o ovelheiro gaucho para guarda do rebanho faria um bom trabalho?

    grato

    • Olá Ronaldo, neste caso nenhum cão pode fazer nada, só se você tivesse um cão de guarda de rebanho, e mesmo assim iriam ocorrer perdas caso os cães resolvessem atacar o seu rebanho, um cão de guarda de rebanho é dissuasivo a não de briga, por isso são cães grandes. O Ovelheiro moderno é um cão de pastoreio e de guarda da casa, não um cão de guarda de rebanho, ele pode dissuadir animais selvagens como gatos do mato e zorros (graxaim) mas não outros cães o tempo todo, porque ele não fica com o rebanho no campo. Neste seu caso o ideal é conversar com os teus vizinhos, ver se há antecedentes de ataques a ovelhas pelos cães deste outro vizinho, e conversar com o vizinho sobre os seus cães em demasia, se não houver acordo talvez e forem conhecidos casos de ataques a rebanhos na vizinhança, então o ideal é procurar seus direitos na justiça. Começar hoje em dia uma criação de ovelhas em locais onde há ataque por cães é muito complicado, o ideal é resolver o problema antes de iniciar a criação. Sabe-se que a grande maioria dos ataques ocorre a noite ou início da manhã e podem ser extremamente danosos, dois ou três cães pode em uma noite matar mais de 50 ovelhas, deixando varias feridas.

  9. Eduardo, muito obrigado!!!

    neste caso seria apenas um paliativo, pois não mencionei que os ataque não estão acontecendo. seria mais um método de prevenção.

    fiquei interessado na raça, como também no maremano para tal função.

    obrigado

    • Como disse antes o Ovelheiro Gaúcho moderno, não é um cão de guarda de rebanho, mas sim um cão de pastoreio e alarme que eventualmente afugenta outros cães, mas como não tem o hábito de ficar junto com o rebanho e sim com o dono não deve ser usado especificamente para guarda. Existem raças apropriadas para tal função. Mas deixo aqui o meu aviso se for adquirir um cão de guarda de rebanho, certifique-se que o criador de tais cães crie cães de trabalho e não apenas de beleza, pois já tenho sabido de cães de guarda de rebanho responsáveis por matar ovelhas. Então fique alerta e de olho vivo, pois dizer que o cão é de tal raça não garante nada o cão tem que ser selecionado para ter o comportamento da raça e não apenas a morfologia mais linda da raça. Palavra de quem já se quebrou mais de uma vez com estas coisinhas, que são tão importantes em um cão de trabalho.

  10. Olá. Desconfio que minha cadela seja dessa raça, Ovelheiro Gaúcho. Tem como enviar uma foto dela e vcs me informarem. Grata, desde já!

  11. Olá eu também tenho um pouco de duvida apesar de ter quase certeza que os meus cães são desta raça,gostaria que vocês avaliassem pra mim. Moro em MG aqui tem uma praça e ele fica correndo atras dos cães de rua tipo que tocando eles e dps ele corre quando um tenta pegalo e assim repetidamente kkk .. vou enviar uma foto pra voces deles tenho um casal e filhotes. Voces poderiam ter whatsapp tambem seria uma boa idea e ajudaria a achar mais criadores dessa raça

    • É mais provável que os teus cães sejam da raça Pastor da Mantiqueira, raça brasileira típica ai de MG, mas se que certa vez foram levados na década de 60 um lote de Ovelheiros ai para Minas, então pode ser que seja algum remanescente. Se puder manda alguma fota para o meu e-mail edu.ely@hotmail.com que ai já desvendamos este caso. Grande abraço.

    • Os filhotes estão em torno de 500,00 reais entregues aos 90 dias e com duas vacinas importadas, conforme ficam maiores aqui no canil e precisam ser feitas novas vacinas o preço vai aumentando um pouco.

  12. Olá! Sou fã da raça. A minha Lessie já tá com quase cinco meses. Gostaria de saber quais são as vacinas que se deve de fazer neles desde bebês? E em que idade se pode castrar? Obrigada.

    • Se ela ainda não foi vacinada deve agora ser vacinada com uma dose da vacina poliviral e uma dose de vacina antirábica, que devem ser repetidas anualmente. Para cadelas só se recomenda a castração após o primeiro cio que acontece entre os 7 e 12 meses, dependendo do porte e da genética da cadela. Abraço e tudo de bom para você e seu filhote

    • Olá com esta idade se já não foram feitas as 3 doses de poliviral e a da raiva, então faça só uma dose de poliviral e a da raiva, que devem ser repetidas anualmente. Não se esqueça de consultar um Médico Veterinário para fazer as vacinas, pois só ele poderá avaliar se a saúde do cão no momento esta boa para que ele seja vacinado.

  13. Olá Eduardo. Acredito que o meu seja um ovelheiro. Posso te enviar uma foto para avaliar? Tem alguma dica para criação dele em apartamento?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: